A aranha-armadeira (também conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira) é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria, "assassina"), da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.
...Que a ARANHA-ARMADEIRA (Phoneutria) pertence ao grupo das aranhas mais perigosas do Brasil.
... Que são animais agressivos, em geral associados a bananeiras.
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Família:Ctenidae
Gênero:Phoneutria
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Família:Ctenidae
Gênero:Phoneutria
...Que as Armadeiras são originárias da região sul-americana, são altamente peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que costuma agir mais rapidamente do que a da maioria das serpentes. Freqüentemente entram em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes.
...Que a Armadeira é considerada a aranha mais venenosa do mundo, razão pela qual não se aconselha nem se permite sua criação em cativeiro.
...Que o veneno da Armadeira foi estudado por Schenberg e Pereira Lima (1966) é composto por polipeptídeos básicos. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A picada da Phoneutria em muitos casos é fatal.
...Que durante o ataque, a Armadeira assume uma atitude típica, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, erguendo os dois dianteiros e os papos, abrindo os ferrões, eriçando os espinhos. Acompanham o movimento do agressor procurando a defesa no ataque. São muito rápidas.
...Que as armadeiras não constroem teias. São crespusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação , entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas.
...Que as armadeiras são encontradas dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principlamente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima. Tornam-se mais ativas nos meses de acasalamento .
...Que a alimentação da armadeira é baseada em insetos de pequeno porte (mocas, mosquitos, grilos) e artrópodes.
...Que a reprodução das armadeiras ocorre de forma sexuada.
...Que, recentemente, pesquisadores da UFMG estudam aplicação de toxina da aranha armadeira no tratamento da isquemia cerebral.
Phoneutria bahiensis - Litoral sul da Bahia - 110 mm de comprimento
Exposta no Museu Nacional - Acervo de Zoologia - Invertebrados
Nenhum comentário:
Postar um comentário